Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Sabemos que o computador pode ser utilizado na escola de várias formas: como ferramenta ou como uma máquina de ensinar. Essas informações devem ser repassadas ao alunado na forma de exercício-prática ou jogos, porém deve ser repassadas com muito senso crítico e não devem ser meramente copiadas. O computador já faz parte da nossa vida, portanto a escola deve preparar os nossos alunos e professores para lidar com essa tecnologia. Sabe-se que o computador na educação não significa aprender sobre computadores, mas sim através de computadores. O interesse em estudar esses objetos tecnológicos na escola deve ir além do simples fato de eles permearem a nossa vida. O computador é u meio didático assim como temos o retroprojetor, o vídeo, etc. O computador é utilizado para demonstrar um fenômeno ou um conceito, antes do fenômeno ou conceito ser repassado para o aluno. Motivar e despertar a curiosidade do aluno, para que isso ocorra é necessário tornar essa escola mais motivadora e interessante. Sabemos que a escola deveria ser interessante não pelo fato de possuir um artefato mas, pelo que acontece na escola em termos de aprendizado e desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social.
Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas. Essa certamente é a razão mais nobre e irrefutável do uso do computador na educação.
O que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas.
O planeta não suporta mais o nível de produção que atingimos e os gastos e perdas de recursos naturais que ela acarreta. É necessário ter profissionais capazes de criarem e pensarem. É para formar esse novo profissional que a mudança de paradigma educacional é necessária.
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