terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conceito de curriculo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

O Currículo nada mais é do que a transmissão de conhecimentos socialmente válidos e é resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações do raciocínio.
A integração entre tecnologias e currículo só pode ser elaborado e executado pelo professor. O educador é que fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir, inerente ao ser humano. É preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, de forma que possam agregar a técnica à produção e difusão do conhecimento.
Desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte do educador e familiarização com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Levando em consideração o referencial curricular, o interesse dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias, o mestre irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. A relação é recíproca, professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são co-autores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. As tecnologias servem como elo de ligação do suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.
O desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas na dinâmica do processo educacional.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto!
    Quando professor e alunos participam do processo de construção dos saberes e participam do processo de construção, execução e avaliação dos projetos escolares, o conhecimento adquirido é mais significativo.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Olá Patricia!
    Certamente a interação entre o curriculo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão escolar.
    Abraços!

    ResponderExcluir